O que é o Camu camu

Postado por

É uma fruta amazônica muito rica em vitamina C. O teor de vitamina C do camu camu é pelo menos 40 vezes maior que o da laranja, ou ainda o dobro do da acerola, podendo chegar a mais de 2.500 mg por 100g do fruto. É a fruta com maior teor de vitamina C em todo o mundo!

O camu camu é da mesma família que a goiaba e a jabuticaba. É também chamada de araçá d´água ou caçari.

Como é a fruta

O camu camu nasce em arbustos que crescem à beira de rios e lagos. Os arbustos podem ficar submersos por alguns meses sem nenhum dano à sua produção. A fruta, de cor avermelhada ou roxa quando bem madura, tem sua produção nos meses de novembro a março. Semelhante a uma jabuticaba, o camu camu é redondo e mede de 1 a 3 cm de diâmetro, tendo em torno de 8g. Devido ao seu alto teor de vitamina C é bastante azedo sendo mais apreciada em sucos, refrescos, sorvetes, geleias, etc..

Quando plantada em terra seca a planta mostra boa adaptação, produzindo frutas praticamente o ano todo. Esta planta, que é muito produzida no Peru e exportada para o Japão e Estados Unidos, já está sendo produzida no estado de São Paulo.

A casca e as sementes tem sabor um pouco amargoso e devem ser removidas durante o preparo da polpa. A casca é opaca, dura e grossa. Ao se moer o camu camu em liquidificador (método caseiro de extração), existe o risco de amargar a polpa. O processo industrial com despolpadeira é ideal para esta fruta. A polpa depois de extraída deve ser resfriada e congelada.

Somente 10 a 12 frutinhas por dia são suficientes para obter um grande efeito na saúde.

Quais as indicações de consumo do camu camu

O camu camu já é considerado como uma SUPERFRUTA por seu alto teor de antioxidantes e flavonoides, tendo poder anti-inflamatório e antienvelhecimento. Esta fruta estimula ainda o sistema imunológico.

É indicado para prevenir gripes, herpes e infecções virais. Previne o glaucoma e a catarata. Trata osteoartrite e artrite reumatoide. Evita a anemia, evita a formação de hematomas. Reduz sintomas de depressão por estar ligado à produção de hormônios anti-estresse. Elimina toxinas do corpo e ajuda a emagrecer.

No pós treino ajuda ao proteger a musculatura dos radicais livres. Seu consumo também estimula a síntese do colágeno, favorecendo maior firmeza dos tecidos e menor risco de lesão durante o treino. Por ser parte no processo de absorção de ferro, a vitamina C do camu camu atua diretamente na disponibilidade de ferro e tem como resultado o aumento de força na atividade física. Ela também estimula a produção de hormônios como a testosterona que ajudam na disposição para o exercício físico.

São muitas as vantagens do consumo desta frutinha amazônica, não?

Fonte: sucossomos.com.br/

Escrito por

Sem comentários ainda.

Deixe seu comentário